Alinhamento e Balanceamento
É fundamental verificar o alinhamento e o balanceamento. Dessa forma, você evitará desgastes e ainda manterá a estabilidade do carro, além de aumentar a sua segurança. Esse processo deve ser feito a cada 10 mil km rodados.

Rodízio de Pneus
Se os pneus estiverem desgastados, avalie a altura das ranhuras e se existem pedras, pregos ou parafusos. Além disso, observe se os pneus não perdem a pressão quando os objetos forem retirados. Os pneus também devem ser sempre calibrados e recomenda-se que o rodízio dos pneus seja feito a cada 10 mil km.

Troca de Óleo
O óleo é responsável por lubrificar e retirar as impurezas do motor, por isso é muito importante fazer a sua troca a cada 10 mil km. Lembre-se que se não for trocado no tempo certo, poderá desenvolver uma borra na parte interna do motor e assim, prejudicar o funcionamento.

Sistema de freios
Item essencial para a sua segurança, no sistema de freios deve ser verificado o cilindro mestre, o nível de fluido do freio, canos, mangueiras, pastilhas, discos, lonas e tambores. A cada 10 mil km rodados, não deixe de verificar o sistema de freios.

Motor
No motor, existem vários componentes que merecem sua atenção como as velas de ignição, correia dentada, nível do líquido de arrefecimento, filtros de óleo, de ar-condicionado, de combustível, reservatório de partida a frio e sistema de injeção eletrônica.

Sistema de arrefecimento
Você sabia que uma mangueira furada pode até fundir o motor? É por isso que você deve checar as condições do radiador, bomba d’água, sensores de temperatura, válvula termostática, ventoinha e o nível de fluído do reservatório. O ideal é verificar o sistema de arrefecimento a cada 30 mil km rodados.

Escapamento
Se você perceber ruídos diferentes, odor e fumaça, pode ser que tenha algum problema no escapamento. É muito importante verificá-lo, uma vez que é um sistema responsável pela diminuição de gases poluentes e também é o silenciador do motor.

Palhetas e limpadores do para-brisa
Arranhões no vidro ou excesso de barulho, são sinais que as palhetas e limpadores de para-brisa já passaram da hora de trocar. Lembre-se que a checagem deve ser periódica, com o objetivo de proporcionar mais segurança a você, especialmente em dias de muita chuva.

Sistema de suspensão
Os buracos e imperfeições nas estradas acabam comprometendo o sistema de suspensão. É por isso que é essencial fazer uma inspeção nos amortecedores, batentes, coxins, buchas, bietelas, braços, axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.

Lembrete especial

Agora que você já sabe os itens principais que precisam ser verificados, faça a revisão do seu veículo de acordo com o manual do proprietário e não se esqueça principalmente de fazer uma manutenção preventiva a cada 10 mil km ou 6 meses. Não há nada melhor que você dirigir o seu carro com ótimo funcionamento, sem preocupação e contratempos.

DOUGLAS RODAS E PNEUS
www.douglasrodas.com.br
Av Fernando Paolieri – Pq das Indústrias, 297 – Campinas
Loja (19)3368-1407 (19)974168759


Leave a Comment

Leave a Comment